Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Magistério6971

Os autores deste jornal virtual apresentam a todos os visitantes os seus mais cordiais cumprimentos. Será bem-vindo quem vier por bem.

Magistério6971

Os autores deste jornal virtual apresentam a todos os visitantes os seus mais cordiais cumprimentos. Será bem-vindo quem vier por bem.

Pela ruralidade - CXLI(A natureza também chora)

O saber não ocupa lugar, vamos então aqui partilhar saberes sobre agricultura. Depois de vários meses em que a chuva não deu tréguas, acompanhada de frio e neve, a natureza esteve triste como que associando-se aos humanos, também eles macambúzios. O sol apareceu e a natureza agradeceu ao astro-rei a luminosidade e o calor. Mas neste fim-de-semana novamente uma chuva fria chegou e a natureza que tinha ficado eufórica ficou agora encortiçada. A Primavera chegou mas apenas no calendário, pois as alterações climáticas vão-nos dizendo que das quatro estações do passado, agora temos que viver com duas. Mas isto não é só de agora, estamos ainda em Março é verdade, mas já os nossos antepassados diziam que em Abril ainda se queima o carro e o carril.

 

Tinha já há uns tempos desbastado a lenha velha dos Kiwis. Deixei para mais tarde, e as condições atmosféricas foram adiando,   a amarração das jovens varas na ramada, pois são essas que irão frutificar. Com um companheiro de jornada meti mãos à obra da atadura, tendo ainda necessidade de cortar uma ou outra vara mal orientada. Tudo feito com a sabedoria acumulada de anos nestas andanças. Algumas varas já com gemas e as poucas que foram cortadas choravam perdidamente. Sinal de que a planta já está na fase de desenvolvimento acelerado após o repouso invernal.

Vamos agora acompanhar e providenciar que o sistema de rega faça o seu trabalho, o engenho artesanal, já por aqui falei nele, está montado no tanque para ser ligado na altura própria, pois os Kiwis são uns bebedores incansáveis para poderem dar bons frutos. Vindos lá do extremo oriente, China e Nova Zelândia, estas plantas dão-se bem na região litoral do nosso país onde a humidade atmosférica é mais significativa. Interessante que a quando o 25 de Abril de 1974, penso, ninguém ou poucos tinham ouvido falar em Kiwis. Estou a lembrar-me da primeira plantação de Kiwis em Gaia, por um médico, que na altura deu brado.

É um fruto de boa durabilidade após a colheita, praticamente imune a pragas e com muitas propriedades nutritivas que podem ser pesquisadas na NET.

 

  Ant. Gonç. (antonio)

1 comentário

Comentar post