Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Magistério6971

Os autores deste jornal virtual apresentam a todos os visitantes os seus mais cordiais cumprimentos. Será bem-vindo quem vier por bem.

Magistério6971

Os autores deste jornal virtual apresentam a todos os visitantes os seus mais cordiais cumprimentos. Será bem-vindo quem vier por bem.

Olhar o Porto - Os conventos

Passo a passo com Germano Silva

Diz o historiador que o Porto era das cidades que mais tinha mosteiros por metro quadrado. Deu como exemplo em plena baixa do Porto, os mosteiros dos Loios (atual hotel intercontinental), de São Bento de Avé Maria (atual estação de S. Bento) e o convento do Oratório, os Congregados. Mas se olharmos para os séculos passado vemos que a religiosidade estava muito vincada nomeadamente nas datas que colocavam na frontaria das casas, acompanhadas com uma cruz ou um a(ano de nosso senhor Jesus Cristo) bem como em escrituras antigas, que começavam sempre, no ano de … de nosso senhor Jesus Cristo.

Com o patrocínio da confraria dos clérigos, JN e rancho folclórico do Porto teve início na atual, vulgo, praça dos leões. Aqui o historiador falou na conduta de água subterrânea que vinha de Arca d água e que aqui era distribuída para os conventos e fontanários, obra de Filipe I.

Estas visitas além do tema proposto tem também a mais valia de vermos como a cidade se tem na recuperação do edificado. A imagem que se constatava que a cidade estava a cair, pois a recuperação está na ordem do dia, embora os edifícios do estado onde havia repartições estão agora às moscas, e a recuperação tarda.

 

20190512_105733[1].jpg

(A imagem é na igreja de S. Bento da Vitória)

 

Ant. Gonç. (antonio)

20190512_105733[1].jpg

 

1 comentário

Comentar post