Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Magistério6971

Os autores deste jornal virtual apresentam a todos os visitantes os seus mais cordiais cumprimentos. Será bem-vindo quem vier por bem.

Magistério6971

Os autores deste jornal virtual apresentam a todos os visitantes os seus mais cordiais cumprimentos. Será bem-vindo quem vier por bem.

Olhar o Porto - CCXVI(Gastão, Lobo do Mar)

Em todas as terras há gente com características, que se destacam, na ajuda desinteressada aos demais, nos mais variados sentidos.

Aqui no Porto houve um senhor ligado ao rio Douro, que com o seu pequeno barco, salvou muita gente das águas do citado rio. Era o “Duque da Ribeira”, cujo verdadeiro nome era Diocleciano Monteiro. Tem um busto a dois passos da ponte Luís I do lado do Porto.

Agora há um seguidor dos feitos do “Duque”, embora ele com a humildade que o caracteriza não se quer comparar, é o Gastão “O lobo do mar”, que também tem um pequeno barco atracado junto ao cais da Ribeira, já salvou muitos náufragos. Sexagenário, figura carismática das várias entidades municipais, capitania do Douro, polícias, etc. Já esteve em vários canais televisivos, conhecido por historiadores da cidade como Joel Cleto, que já lhe fez uma entrevista “gente com história”, no Porto Canal.

Hoje foi o lançamento dum livro sobre “Gastão, lobo do mar”, a que tive o prazer de comparecer, num dos barcos turísticos “Encantos do Douro”, em pleno cais da Ribeira, onde o Porto é mais Porto.

Ant. Gonç, (antónio)

20181117_214318[3].jpg