Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Magistério6971

Os autores deste jornal virtual apresentam a todos os visitantes os seus mais cordiais cumprimentos. Será bem-vindo quem vier por bem.

Magistério6971

Os autores deste jornal virtual apresentam a todos os visitantes os seus mais cordiais cumprimentos. Será bem-vindo quem vier por bem.

Olhar o Porto - CCXII(O Porto do liberalismo)

O Porto do liberalismo

Quem é que não conhece a praça da Liberdade?!…
Quem é que não conhece a estátua equestre de D. Pedro IV?!…
Quem é não teve ainda o cuidado de ler nas laterais do pedestal os nomes dos mártires da liberdade, figuras de proa da cidade que nesse local foram mortos e decapitados pelo governo absolutista de D. Miguel!…
Bem, hoje Germano Silva o historiador que sabe tudo sobre o Porto, abordou as várias facetas das lutas liberais comandadas por D. PedroIV, que se opuseram ao absolutista D. Miguel. Como é seu timbre, sempre com umas buchas humorísticas que fazem o gáudio dos seus seguidores. Numa manhã soalheira é sempre também uma oportunidade para dar à perna pela cidade seguindo o veterano orientador com as suas capacidades físicas e mentais no seu melhor.

Na imagem, faladura no jardim João Chagas, vulgo Cordoaria. Ao fundo no pedestal havia um busto de António Nobre, mas como era de liga de bronze, foi-se, rapinado como tem acontecido noutros monumentos da cidade.

DSC00518.JPG

Ant.Gonç. (antonio)

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.