Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Magistério6971

Os autores deste jornal virtual apresentam a todos os visitantes os seus mais cordiais cumprimentos. Será bem-vindo quem vier por bem.

Magistério6971

Os autores deste jornal virtual apresentam a todos os visitantes os seus mais cordiais cumprimentos. Será bem-vindo quem vier por bem.

Olhar o Porto - CCXIII(150 anos dos jardins do Palácio de Cristal)

DSC00202.JPG

 

A CMPorto tem estado a comemorar os 150 anos dos jardins do Palácio de Cristal com acções culturais.
Hoje o historiador Germano Silva e o rancho folclórico do Porto foram os condutores de um grupo de interessados nessa comemoração. Como ponto de partida foi a praça da República, antigo campo de santo Ovídio, e logo ali o historiador lembrou o grande Almada que alargou a cidade para além das muralhas Fernandinas. Foi enviado para o Porto pelo empreendedor Marquês de Pombal. Aliás quando se fala no desenvolvimento nos finais do século XVIII, os Almadas, pai e filho vêm sempre à baila.
Debaixo de um céu sempre ameaçador, os serviços de meteorologia assim tinham vaticinado, por isso mesmo o grupo desta vez em menor número do que é habitual, seguimos por ruas, ruelas, escadas e becos por onde nunca tinha passado em direcção à Ramada Alta e daí à igreja românica de Cedofeita. Paragens aqui e ali junto a palacetes construídos por torna viagens que enriqueceram no Brasil com os negreiros. Largo da Maternidade e finalmente os jardins do palácio de Cristal motivo principal desta visita.

 

  (Na praça da República, as palmeiras das Canárias em progressivo estertor)

 

 

Ant.Gonç. (antonio)

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.