Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Magistério6971

Os autores deste jornal virtual apresentam a todos os visitantes os seus mais cordiais cumprimentos. Será bem-vindo quem vier por bem.

Magistério6971

Os autores deste jornal virtual apresentam a todos os visitantes os seus mais cordiais cumprimentos. Será bem-vindo quem vier por bem.

Olhar o Porto - CCIX(O rio Frio)

O passeio à cidade ontem com o historiador Germano Silva, “homem que sabe tudo sobre a cidade”, cito o JN, teve como pano de fundo conhecer o rio Frio da nascente até à foz. Quem eventualmente não tenha conhecimentos aprofundados sobre o Porto, perguntará que rio é esse e onde fica?
Bem, actualmente todos os rios, riachos ou ribeiros que corriam a céu aberto, foram encanados, excepto o rio Tinto, pois o surto urbanístico assim o determinou. O rio da Vila, que corre no subsolo da rua Mousinho da Silveira, o rio Frio, o de Vilar e a ribeira da Granja e o mais poluído, rio Tinto já referido atrás. Há ainda o rio de Mijavelhas que corre no subsolo do Campo 24 de Agosto e desagua no Douro a jusante da ponte Maria Pia. O nome deste rio, diz-se, que por ali se aliviavam as lavadeiras e outras trabalhadoras.
Mas o rio Frio que hoje percorremos da nascente, praça coronel Pacheco, antiga praça do Mirante, corre pelo largo Sarmento Pimentel, travessa e rua de Cedofeita, jardim do Carregal, passa depois debaixo do hospital de Sº António, jardim das Virtudes e finalmente desagua no Douro debaixo do edifício da Alfandega, em Miragaia. Todos estes locais foram escalpelizados pelo veterano Germano Silva sempre com umas buchas humorísticas à mistura, como é seu apanágio.
O rancho folclórico do Porto, que acompanha sempre estes passeios, apresentou vários números folclóricos alusivos ao passeio.

No dia 3 de Novembro Germano Silva vai-lhe ser atribuído o título honoris causa pela Universidade do Porto. A esse respeito o historiador disse que o título não é para ele mas sim pelo que tem escrito e comunicado sobre a cidade.

 

   Ant. Gonç. (antonio)

2016-10-30 10.10.20.jpg