Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Magistério6971

Os autores deste jornal virtual apresentam a todos os visitantes os seus mais cordiais cumprimentos. Será bem-vindo quem vier por bem.

Magistério6971

Os autores deste jornal virtual apresentam a todos os visitantes os seus mais cordiais cumprimentos. Será bem-vindo quem vier por bem.

O tempo que passa!...

 

Normalmente passo os fins de semana com alguma calmaria. Mas neste último tive que me dividir, quer no sábado com almoço de curso em Cinfães, no domingo encontro de combatentes em Viseu e ainda tive de sobra na terra a festa anual do senhor dos enfermos, a maior romaria do concelho de Cinfães.

Um grupo de septuagenários reúne-se anualmente, desta vez foi no domingo na cidade de Viseu. Eram jovens na flor da idade quando foram mandados para o interior de Angola defender a pátria, como se dizia. Faziam parte do batalhão de caçadores nº 1910, que de 1967/69 foram despachados para a “província” atrás referida. Quando passaram à peluda e regressaram ao puto, encontram-se normalmente na região centro do país, donde era aliás o grosso do bat.

Agora na madureza da vida recordam as peripécias vividas naqueles dois anos, umas boas, outras assim assim, mas sempre com a boa disposição de ainda cá estarmos. Estórias de batismo de fogo, burros do mato atascados na picada, golpes de mão de madrugada, segurança aos MVL, enfim um desfilar de momentos menos bons.

Como o tempo passa e nós ainda a remar contra a maré, dizia-me um camarada num otimismo salutar. Outros mais abatidos vão acusando os azares da vida, mas vão marcando presença.

Glossário (para quem não andou nestas andanças)

- peluda – passar à disponibilidade

- puto – Portugal Continental visto de Angola

- batismo de fogo – ataque aos militares recém chegados a Angola

- burro do mato – veículo Unimog todo o terreno

- golpes de mão – ataque surpresa a um acampamento inimigo

- MVL – movimento de dezenas de camiões que levavam víveres de Luanda para o interior de Angola, escoltados por militares.

 

Ant.Gonç. (antonio)