Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Magistério6971

Os autores deste jornal virtual apresentam a todos os visitantes os seus mais cordiais cumprimentos. Será bem-vindo quem vier por bem.

Magistério6971

Os autores deste jornal virtual apresentam a todos os visitantes os seus mais cordiais cumprimentos. Será bem-vindo quem vier por bem.

Carapau de corrida (a derradeira explicação)

 

 

Retirado de:  http://etimoteca.blogspot.pt/2014/08/carapau-de-corrida.html

 

«"Carapau de corrida" é uma expressão popular utilizada para descrever uma pessoa convencida ou que se julga mais esperta do que os outros. Usa-se habitualmente precedida do verbo armar: "armar-se em carapau de corrida".


Esta curiosa expressão poderá ter origem no facto de que nas lotas o peixe é vendido em leilões invertidos, ou seja começa-se por anunciar o preço mais alto e este vai decrescendo até que um comprador o arremate.


O peixe mais caro, e portanto o melhor peixe, é vendido em primeiro. Para o fimficam os peixes de menor qualidade.


As peixeiras que compravam esse peixe de fim da lota, e portanto a um preço mais barato, iam a correr até à vila, tentando chegar ao mesmo tempo que as primeiras peixeiras que já lá tinham chegado com o peixe mais caro e de melhor qualidade que tinha sido vendido na lota em primeiro lugar.


As últimas peixeiras chegadas tentavam então enganar os clientes vendendo o seu peixe ao mesmo preço que as restantes. Nem sempre os fregueses se deixavam enganar e percebiam que aquele carapau era "carapau de corrida", de menor qualidade e trazido até á vila literalmente a correr.»