Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Magistério6971

Os autores deste jornal virtual apresentam a todos os visitantes os seus mais cordiais cumprimentos. Será bem-vindo quem vier por bem.

Magistério6971

Os autores deste jornal virtual apresentam a todos os visitantes os seus mais cordiais cumprimentos. Será bem-vindo quem vier por bem.

Pela ruralidade - CXXXI(O compasso)

A crónica dominical de Germano Silva no JN sobre a Páscoa de outros tempos no Porto focava tradições que se foram alterando desde a Idade Média. Espevitou-me para dar aqui alguma achega sobre esta quadra festiva.

Lá na terra das minhas raízes, como gosto de dizer, na Páscoa realiza-se o compasso que é sinalizado aqui e acolá por uns foguetórios de fulano ou beltrano que gostam de dar nas vistas. E no tempo dos torna viagens do Brasil era um ver se avias com vaidade à mistura.

Cinco jovens, eh lá três eram femininas! Um a fazer de padre, seria seminarista, penso, o da Cruz, uma da caldeirinha da água benta, a da saca e a da campainha. Pode-se dizer que era um compasso remoçado. E chegando aqui recordo no passado da minha idade de menino e moço, um compasso com madureza, onde havia padre a sério e pasme-se, um dos do compasso era o transportador de uma condessa para receber os ovos, pois que na altura os escudos eram parcos. Como os lugares da freguesia eram dispersos, era um dia de caminhadas, aqui e ali refrescadas por uns quartilhos de verdasco com umas fatias de pão-de-ló, nas casas dos mais abastados, que aceitavam sem regateio. Habituados que estavam a entornar, não davam parte de fracos, se bem que a meio da tarde já andavam com os olhos vidrados, faces rosadas e a falar pelos cotovelos!... E o senhor abade lá ia alinhando na contenda!

A Igreja tem-se aberto às mulheres se bem que a passo de caracol. Lembro que desse tempo de que falo, elas também não eram vistas nos funerais a caminho do cemitério. Na missa, era homens à frente e mulheres atrás e cabeça protegida e outras inferioridades a que a Igreja não foi parca. Mas afinal ainda só há sacerdotes, homens, bem como bispos e papas!...

 

 

  Ant.Gonç. (antonio)

1 comentário

Comentar post