Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Magistério6971

Os autores deste jornal virtual apresentam a todos os visitantes os seus mais cordiais cumprimentos. Será bem-vindo quem vier por bem.

Magistério6971

Os autores deste jornal virtual apresentam a todos os visitantes os seus mais cordiais cumprimentos. Será bem-vindo quem vier por bem.

Pela ruralidade - CXXV(Pelo campo)

Diz-se que o homem está sempre a aprender nos mais variados aspectos da vida. Sou daqueles em que este aforisma encaixa perfeitamente e tenho até a humildade de estar receptivo a dicas que outros me sugerem.

No campo que dá apoio à casa lá na terra, no passado anterior aos anos setenta era terra de pão, dava alguns carros de milho. Depois disso como essa cultura já não compensava, plantei lá árvores de fruto para consumo caseiro. À boa maneira antiga, ainda os meus neurónios tinham subjacente que as culturas arbóreas ficavam nas bordaduras dos campos, tinha plantado, há dois anos, nestas condições, três macieiras (espriega ou reinette, starking, e costa nogueira, esta de variedade regionalíssima) e uma ameixoeira (rainha cláudia).

Fui-me adaptando e consequentemente alterando o “modus faciendi” resolvi transplantá-las para a centralidade do campo, assim fazendo companhia enfileirada a outras. Estavam já há uns tempos feitas as covas onde se tinha misturado estrume com terra e então agora foi a vez da transplantação. Eu e a minha colaboradora que é pessoa que percebe da poda, tivemos o máximo cuidado de as tirar com alguma terra no sistema radicular para que não estranhassem muito o novo poiso. Terra para a cova, bem calcada, e como mandam as regras do bom transplante, uma rega. Depois vamos estar atentos à rebentação lá para Março. A minha colaboradora foi peremptória: elas não devem estranhar a mudança, pois levaram “merenda”, leia-se torrão, enquanto as raízes não captam os novos nutrientes.

Os trabalhos na natureza fazem parte das minhas vivências, gosto de plantar e acompanhar o crescimento das fruteiras. As minhas raízes ditam-me que assim seja.

 

 

  Ant.Gonç.(antonio)

3 comentários

Comentar post