Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Magistério6971

Os autores deste jornal virtual apresentam a todos os visitantes os seus mais cordiais cumprimentos. Será bem-vindo quem vier por bem.

Magistério6971

Os autores deste jornal virtual apresentam a todos os visitantes os seus mais cordiais cumprimentos. Será bem-vindo quem vier por bem.

Deocriste

É sabido que nomes de localidades aparecem os mais estrambólicos. Para os seus habitantes consideram-nos normais, mas para os de fora acham-nos excêntricos.  Assim acontece com Colo de Pito que pertence a Castro Daire, A-dos-Cunhados que é mais para o centro, pertence a Torres Vedras ou Campo de Víboras lá para Trás-os-Montes, etc.

Deocriste, freguesia de Viana do Castelo, quem conhece? Uma grande maioria pode dizer à partida que não conhece mas se dissermos que é nesta freguesia que fica a fábrica da Portucel de Viana então o caso muda de figura e dizem como eu, que não ligavam o nome à terra.

Um compincha das lides do ginásio tinha-me convidado, ou fui eu que me fiz convidado, já não sei bem, ou as duas situações em simultâneo, para ir ver a sua terra (Deocriste) e casa recuperada. Dei lá uma saltada ontem. Gostei do que vi, recuperação da casa e espaço envolvente com boa preservação. É assim que deve acontecer como no caso vertente em meio rural, mas também no meio citadino em que por vezes as autarquias numa de prafrentex adulteram espaços sem qualquer respeito pelas memórias dos nossos antepassados. Deocriste fica a dois passos de Viana, na margem esquerda do R. Lima e a dois passos e meio de Ponte de Lima, a vila que não quer ser cidade embora tenha potencialidades para tal.

Foi um gosto, Zé Manel, ter andado por essas bandas que não conhecia.

 

PS: Já depois de ter rabiscado este apontamento fui tomar um café às bombas da Galp no Freixo. Dou uma olhadela à banca dos jornais e, no Público, vejo um interessante trabalho sobre a toponímia. E então aí sim, ficámos a saber nomes de localidades os mais esquisitos, brejeiros e disparatados.

 

http://jornal.publico.pt/noticia/13-08-2011/viagem-pelo-pais-surreal-da-toponimia-i-22626915.htm

 

 

 (antonio))

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.