Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Magistério6971

Os autores deste jornal virtual apresentam a todos os visitantes os seus mais cordiais cumprimentos. Será bem-vindo quem vier por bem.

Magistério6971

Os autores deste jornal virtual apresentam a todos os visitantes os seus mais cordiais cumprimentos. Será bem-vindo quem vier por bem.

Passeio JN de Agosto de 2010

Realizou-se hoje, 28 de Agosto de 2010, mais um Passeio JN comemorativo do Centenário da Implantação da República Portuguesa. O registo fotográfico foi efectuado por Maurício Branco. Sobre o mesmo, pode ler-se no Jornal de Notícias de 29 de Agosto de 2010, pela pena de L.P.W.:

 

UMA VIAGEM POR 50 ANOS DE HISTÓRIA

 

 

Uma visita guiada no Centro Português de Fotografia, no Porto, mostrou ao grupo de leitores do "Jornal de Notícias" que, habitualmente, integra os Passeios JN relacionados com a República, algumas imagens do período histórico compreendido entre 1890 e 1974. Meio século de fotografias - patentes na exposição "Resistência-Da Alternativa Republicana à Luta pela Democracia" - que contam a História desde o ultimato inglês (1890) até ao 25 de Abril (1974), passando, obviamente, pela implantação da República, a 5 de Outubro de 1910.

Ao contrário do que foi feito anteriormente, os passeantes concentraram-se num local (antiga cadeia da Relação) e de lá só saíram depois de terminada ao edifício. A ideia foi diferente relativamente a todas as outras, porque se fixa dentro de portas. "Nas outras iniciativas levámos as pessoas a visitar locais da cidade que são representativos da luta pela República e pela própria Democracia. Desta vez, centramo-nos num único sítio, com uma exposição muito completa", explicou o historiador Germano Silva.

Um único sítio que convidava a uma viagem de meio século, guiada por aquele historiador e por Teresa Siza, ex-directora do CPF e coordenadora, com Manuel Loff, desta exposição. Além de nos transportar para um determinado período histórico, a exposição leva-nos também para a própria história da fotografia. "As condições em que os fotógrafos trabalhavam não eram iguais às de hoje. Eram muito mais rudimentares", explicou, acrescentando que a exposição mostra grandes documentos históricos.

Documentos que evidenciarão, essencialmente, que a República que se instaurou há cem anos está na origem da democracia em que vivemos e que a construção desta mesma democracia teve um contributo essencial das lutas dos republicanos contra a Monarquia e, depois de 1910, em defesa da República, ainda que tenhamos tido pelo meio um período de 48 anos de ditadura.

A exposição ficará até ao próximo 5 de Outubro, dia em que se cumprem os cem anos da implantação da nossa República. 

 

ÁLBUM FOTOGRÁFICO

1 comentário

Comentar post