Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Magistério6971

Os autores deste jornal virtual apresentam a todos os visitantes os seus mais cordiais cumprimentos. Será bem-vindo quem vier por bem.

Magistério6971

Os autores deste jornal virtual apresentam a todos os visitantes os seus mais cordiais cumprimentos. Será bem-vindo quem vier por bem.

Conhecer melhor a cidade do Porto XIX

Para quem quiser conhecer melhor a cidade do Porto, nada melhor do que participar nos Passeios da Primavera 2009. Muito gostaria de fazer aqui a hiperligação com uma eventual informação veiculada pela Câmara Municipal do Porto (CMP) mas, infelizmente, tal não pode acontecer simplesmente pelo facto de que nada consta sobre o assunto na página web oficial da CMP. Já escrevi à CMP sobre o assunto mas até à data...nada. Assim sendo, é com todo o gosto que tenho o prazer de vos deixar o programa do próximo passeio, exactamente o do próximo domingo, dia 26 de Abril de 2009:

 

«NA SENDA DOS JUDEUS E CRISTÃOS-NOVOS PORTUENSES - A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA - por Elvira Mea

Este passeio visa recordar lugares de memória dos judeus e cristãos-novos portuenses, começando por caracterizar a evolução da sua vida durante a Idade Média, pelo que o passeio começa logo na Praça da Ribeira, zona residencial de cristãos-novos no século XVI. Depois vai-se subindo atá à Cordoaria e Olival, onde recordaremos o período conturbado do século XV e depois o século XVII, com alguns vestígios materiais, como os restos de uma das sinagogas descobertos há poucos anos.

Início - Praça da Ribeira (junto ao Cubo), Rua da Fonte Taurina, S. João, Mercadores, Largo de S. Domingos e Rua das Flores. Na zona da Cordoaria e Olival visitaremos S. Bento da Vitória e ruas adjacentes desde as Virtudes às ruas de Belomonte, Caldeireiros, S Miguel, S. Bento da Vitória, Vitória,  Taipas e Escadas da Esnoga.» As inscrições devem ser efectuadas de 2.ª a 6.ª pelo 223 393 490 ou para dmac@cm-porto.pt  Saudações tripeiras do Francisco.