Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Magistério6971

Os autores deste jornal virtual apresentam a todos os visitantes os seus mais cordiais cumprimentos. Será bem-vindo quem vier por bem.

Magistério6971

Os autores deste jornal virtual apresentam a todos os visitantes os seus mais cordiais cumprimentos. Será bem-vindo quem vier por bem.

Olhar o Porto - CCXV(Pelo Bairro do Cruzinho)

DSC00640.JPG

 

“Camélias são flores ideais,

Adorno dos paços reais:

Só delas se quis rodear

A morta de amor que viveu para amar!

E foi com certeza por vê-las,

Ardendo em rubor tão singelas,

Que Deus justo e bom perdoou

No último alento a quem tanto as amou.”

(Rancho F. Porto)

 

O dia amanheceu com sol mas um travesso vento do leste aconselhava um agasalho.

O encontro com o historiador Germano Silva estava programado para a porta principal do palácio de Cristal. Hoje devemos falar antes em jardins do palácio de Cristal, pois que este foi demolido em 1951 para no mesmo local aí se construir o que hoje lá existe a que deram o nome de pavilhão Rosa Mota. O historiador, já por aqui tenho referido, tem uma pedalada física e mental, apesar da sua vetusta idade, direcionou hoje a visita como bem frisou para a sua história de vida mas não só. Então desde a sua vivência no bairro do Cruzinho, fica ente o Bom Sucesso, rua Júlio Dinis e Campo Alegre foi um desfilar de vivências que descreve oralmente com precisão milimétrica. Aqui o historiador frisou que estas memórias da cidade vâo-se perdendo uma a uma, pois era um bairro de operariado das fábricas que havia na envolvência. O dinheiro fala mais alto e em breve este bairro vai ser uma miragem.

Conforme já foi noticiado no JN, Germano Silva tem uma exposição, espólio da sua vida muito preenchida na fundação Manuel António da Mota no edifício do mercado do Bom Sucesso.

 

Como sempre tem acontecido nestas visitas à cidade o Rancho folclórico do Porto, um vasculhador das memórias da cidade, que tem à sua frente um sabedor das coisas do Porto – António Fernandes, abrilhantou a visita com temas alusivos.

 

Ant.Gonç. (antonio)