Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Magistério6971

Os autores deste jornal virtual apresentam a todos os visitantes os seus mais cordiais cumprimentos. Será bem-vindo quem vier por bem.

Magistério6971

Os autores deste jornal virtual apresentam a todos os visitantes os seus mais cordiais cumprimentos. Será bem-vindo quem vier por bem.

Olhar o Porto - CCVII(150 anos dos jardins do palácio de Cristal)

DSC00291.JPG

 A Câmara Municipal do Porto para comemorar esta data realizou várias iniciativas nomeadamente a de hoje com Germano Silva. O historiador esgrimiu sobre aquele espaço que ainda no século XIX era um descampado, onde apenas havia uma torre da Marca que servia de orientação para os barcos que entravam do Douro. A capela de Carlos Alberto que fica junto à chamada avenida das tílias é anterior à construção do palácio.
O Palácio de Cristal, o que foi demolido, belo exemplar de ferro e vidro, construído na segunda metade do século XIX, foi obra do liberalismo. Foi substituído pelo actual que já se chamou pavilhão dos Desportos, agora é Rosa Mota. Situa-se na freguesia de Massarelos, os seus jardins com frondosas espécies arbóreas, espaço de rara beleza, foram projectados pelo paisagista alemão Émile David.
Uma visita a outros pontos desta freguesia onde fica o palácio, nomeadamente Largo do Viriato, Rua da Bandeirinha onde fica o palácio das Sereias (ver imagem)  com vista privilegiada sobre o Douro, obra dos Portocarrero; Descemos a Massarelos, onde proliferavam as fundições, com ligação muito estreita às actividades marítimas. O historiador que sabe destas coisas ao pormenor vai sempre metendo umas buchas humorísticas para gaudio dos seguidores.

 

    Ant.Gonç.(antonio)

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.