Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Magistério6971

Os autores deste jornal virtual apresentam a todos os visitantes os seus mais cordiais cumprimentos. Será bem-vindo quem vier por bem.

Magistério6971

Os autores deste jornal virtual apresentam a todos os visitantes os seus mais cordiais cumprimentos. Será bem-vindo quem vier por bem.

Olhar o Porto - CLXXI(O S. João e não só)

Hoje, vésperas do S. João, não fui ao passeio à cidade programado pelo historiador Germano Silva.  Apetecia-me ir mas fiquei cá por casa nos preparativos para a sardinhada e também numa de sofá a ler o JN e sobretudo a crónica dominical do historiador que versava sobre o S. João.

Mas ao abrir o jornal não pude ficar indiferente  ao desenvolvimento a partir de caixa em parangonas, logo na primeira página, “Bispo quis silenciar caso de pedofilia”!... Era sobre o desvario dum padre do Fundão. Isto não me causa espanto pois já por aqui falamos nas tentativas de abafamento, de casos tristes, por altas figuras da Igreja. É degradante ver-se a digladiação entre o actual bispo da Guarda e o seu antecessor sobre este caso da pedofilia de um padre.

Mutatis, mutandi!... Pelos anos sessenta do século passado andava eu a contas com o antigo quinto ano lá por Castelo de Paiva quando o jornal de Notícias captava a avidez dos leitores com o “escândalo” ligado a um membro da Igreja. O pároco de Espiunca, Arouca tinha dado de frosques com uma jovem da cidade do Porto. A escandaleira tinha acontecido e o JN tal como no célebre crime da Rua do Sol, que aconteceu pela mesma altura, fez vender o peixe durante dias. Recordo agora à distância como mera curiosidade que o padre que deixou de o ser, esteve até há poucos anos presidente de uma das Juntas de Freguesia do Porto.

Voltando ao início do post, VIVA O S. JOÃO.

http://www.jn.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=3285638

 

 

  

 

 

 

   (antonio)

1 comentário

Comentar post